Para evitar casos de gripe A e que as missas tenham que ser canceladas, a Igreja Católica determinou a todas as paróquias e aos padres que alterem preventivamente a rotina das missas. São mudanças simples, mas que podem fazer a diferença na prevenção da nova gripe.
Aqui estão algumas medidas tomadas:
• Retirada da água benta na entrada das igrejas
• Não rezar o Pai-nosso de mãos dadas
• Evitar o abraço da paz
• Não dar a comunhão na boca e sim na mão dos fiéis.
• Janelas e portas sempre mantidas abertas e os ambientes, ventilados.
• O padre e os ministros deixar de beber o vinho do cálice durante a celebração.
Infelizmente essas medidas dividem os fieis:
A nutricionista Iracema Maria Liguori, de 53 anos, que frequenta uma paróquia na Mooca, concorda com as recomendações. “A gente sabe que a maior forma de contágio é pela mão. A sua fé não está vinculada ao abraço ou ao aperto de mão. Tudo o que é feito por precaução é muito bom”, afirmou.
O auxiliar administrativo Antônio Júnior, de 23 anos, não acredita ser necessário evitar contato físico durante as missas. “Eu acho que não precisa tanto. Você, em uma igreja, tem que ter união, não há necessidade de não poder chegar perto. Há tantos meios de se pegar, como no ônibus”, acredita. Para ele, basta sempre lavar as mãos.
E falamos com a Gina da comunidade Santa Cruz, PNSMI.
Gina concorda com asmedidas tomadas e você acredita que elas sortiram efeitos?
Sim, por diminuir o contato, pois esse é um dos meios de contagio. Não achei nenhum exagero, pois o que está em risco é o bem-estar e a saúde dos fieis. E além do mais não quebra o rito litúrgico, a igreja tomou a iniciativa certa e na hora certa.
Gina acompanha as noticias da nova gripe? E para você qual é a real situação da gripe?
Pelos noticiários, pelos informativos e pela internet. E vejo que ainda não está controlada. Tem mais gente, que ainda não foi diagnosticada a doença ou que infelizmente ainda não procuraram ajuda média recorrendo à automedicação. Mas acredito que com o tempo esquentando vai melhorar um pouco, pois no calor deixamos os lugares mais ventilado e bebemos mais água.
E para finalizar você acha que comessa pandemia a solta diminuiu o número de fiéis nas missas?
No caso das missas da comunidade Santa Cruz não vejo que tenha diminuído, pois apesar de o numero ser alto de fieis, o horário das missas à tarde (18h00) não há reclamações em deixarmos as portas e janelas aberta, já que a localização da igreja propicia que tenha muita circulação do ar, pois venta muito.
Perguntas e Respostas:
01.- Quanto tempo dura vivo o vírus suíno numa maçaneta ou superfície lisa?
Até 10 horas.
02.- É útil a máscara para cobrir a boca?
Existem alguns de maior qualidade que outros, mas se você não está doente é pior, porque os vírus pelo seu tamanho o atravessam como se este não existisse e ao usar a máscara, cria-se na zona entre o nariz e a boca um microclima úmido próprio ao desenvolvimento viral: mas se você já está infectado use-o para não infectar aos demais, apesar de que é relativamente eficaz.
03.- Onde se encontra o vírus no ambiente?
Quando uma pessoa portadora espirra ou tosse, o vírus pode ficar nas superfícies lisas como maçanetas, dinheiro, papel, documentos, sempre que houver umidade. Já que não será esterilizado o ambiente se recomenda extremar a higiene das mãos.
04.- Uma gripe convencional forte pode se converter em influenza?
NAO.
05.- Medidas que as pessoas devam tomar?
Lavarem as mãos muitas vezes ao dia e ingerir muito líquido.