Santa Cruz contra a dengue
No ano passado, no Bairro da Estiva tivemos alguns casos e de pessoas muito perto de nós, sentimos que realmente a dengue estava à nossa porta. Por isso peço que façamos a nossa parte.
Temos que olha todo dia a nossa casa e pedir para os vizinhos façam o mesmo. No círculo bíblico, na conversa do dia a dia, na chegada e na saída da missa temos que incluir a prevenção e o combate à dengue no nosso cotidiano.
Quem diria que um dos maiores inimigos da saúde pública brasileira é um pequeno mosquito? O fato é que o mosquito Aedes aegypti carrega a dengue, um vírus que mata cerca de 20 mil pessoas anualmente ao redor de mais de 100 países no mundo.
Taubaté é uma das oito cidades do estado com risco de uma nova epidemia de dengue. A constatação é do Ministério da Saúde. Para evitar o problema, agentes estão percorrendo os pontos mais críticos da cidade para orientar a população.
O grande problema é que o berçário do mosquito da dengue é a água parada. E no Brasil, um país de clima predominantemente tropical com elevada precipitação, o que não falta é água parada – no prato que fica sob o vaso, em baldes sem tampa, em pneus velhos encostados e até mesmo em poças que se formam em estradas esburacadas.
INFORMAÇÕES SOBRE A DENGUE
O que é dengue?
É uma doença febril aguda, provocada pelo mosquito Aedes Aegypti, quando está infectado pelo vírus da dengue.
De onde vem o mosquito?
Da áfrica. Veio com os navios negreiros, na época da colonização.
O mosquito existe em todo lugar?
Não, geralmente ele vive em locais quentes. úmidos e tropicais. Mas, com o aquecimento global e o desmatamento, o mosquito tem se deslocado para as cidades e tem se adaptado ao clima, ficando mais resistente ao clima frio. Por isso, já começa a ser encontrado em vários locais do Brasil e do mundo. Entretanto, o município pode ter o Aedes Aegypti mas ele pode não estar contaminado com o vírus da dengue.
No inverno também tem perigo de dengue?
O mosquito se prolifera no verão, mas com o aquecimento global, ele pode sobreviver ao inverno também, mas se prolifera muito mais devagar.
Como conheço o mosquito da dengue?
Somente a fêmea do mosquito transmite a dengue. Ela parece um pernilongo comum, mas tem o corpo escuro, rajado de branco e pica de dia.
Como posso reconhecer se a picada foi do Aedes Aegypti?
Não dá para diferenciar da picada de qualquer outro tipo de pernilongo.
Como se pega dengue?
Pega-se após a picada do mosquito Aedes Aegypti contaminado (os pernilongos comuns ou outros tipos de mosquitos não são transmissores de dengue).
Quanto tempo, depois que o mosquito me picou, vai levar para eu ficar doente?
Os sintomas se iniciam geralmente após 3 a 15 dias da picada .
Como posso saber se estou com dengue?
Se tiver os seguintes sintomas: febre alta, 39°C a 40°C, de início repentino, dor de cabeça, dor muscular, cansaço, dores nas juntas, dores atrás do globo ocular, falta de força, falta de apetite, enjôo, vômitos, podendo ocorrer diarreia, pede avermelhada, com grosseira e coceira pelo corpo. Nas crianças pode aparecer somente um quadro de febre ou irritabilidade. Pode ocorrer sangramento de gengiva, nariz ou outras hemorragias, ou ainda pontos de sangue na pele, geralmente no final do período de febre.
Mas lembre: somente o médico poderá fazer o diagnóstico correto da doença que a pessoa apresenta.
Quanto tempo dura a dengue?
Geralmente algumas semanas.
A dengue pode matar?
Sim, sendo mais fácil isso ocorrer se a pessoa já tiver tido dengue antes e pegar de novo. O quadro geralmente fica mais grave, com sintomas hemorrágicos ao redor do terceiro ou quarto dia, podendo haver sangramentos importantes, com queda da pressão arterial acentuada, levando ao choque e à morte, se não for tratada em tempo. Mas aqui em Taubaté ainda não estamos tendo relato de dengue hemorrágica.
Posso passar a dengue para os outros?
Não, só o mosquito contaminado passa a dengue através da picada. Mas se você estiver com dengue , você pode contaminar os mosquitos que te picarem.
Por quantos dias posso transmitir à dengue?
Um dia antes começar a febre, até mais ou menos uma semana do início da mesma, você pode transmitir os vírus da dengue, pelo sangue, para os mosquitos que te picarem. Por isso é importante evitar se expor a picadas nesse período, protegendo a casa com telas nas portas e janelas , se possível, ou pelo menos quarto doente.
Fonte: http://www.taubate.sp.gov.br/departamentos/saude/vigilancia/dengue.html
UNIDOS SOMOS +
E SEM A DENGUE SOMOS + AINDA!