domingo, 13 de março de 2011

Quaresma 2011 - 1º Domingo da Quaresma


1º Domingo da Quaresma – Ano A
13 de março de 2011

Leituras
Gn 2,7-9;3,1-7 = Criação e pecado dos primeiros pais.
Sl 50 = Piedade, Senhor, tende piedade.
Rm 5,12-19 = Onde abundou o pecado, aí superabundou a graça.
Mt 4,1-11 = Jesus jejuou durante quarenta dias e foi tentado

“SÓ A DEUS ADORARÁS”

O Santo Padre fala: "Esta é a ocasião favorável para reconhecer o pecado, que ofusca a nossa relação com Deus e com os irmãos."

«Perdoai-nos, Senhor: temos pecado». A invocação do salmo responsorial, há pouco entoada na nossa assembleia, exprime de modo significativo o sentimento que nos anima neste primeiro domingo da Quaresma. Estamos no início de um itinerário especial de penitência e de conversão. Damos conta de que se trata de uma ocasião favorável para reconhecer o pecado, que ofusca a nossa relação com Deus e com os irmãos. «Reconheço as minhas culpas proclama o Salmista, o meu pecado está sempre diante de mim. / Contra Vós apenas é que eu pequei, pratiquei o mal perante os vossos olhos» (Sl 50, 5-6). O que seja o pecado e as consequências que produz na vida do homem está bem indicado também desde a primeira página do livro do Génesis, que escutámos (cf. Gn 3, 1-7). Os nossos pais cederam às lisonjas do tentador, interrompendo bruscamente o diálogo de confiança e de amor que tinham com Deus. O mal, o sofrimento e a morte entram assim no mundo e será preciso esperar o Salvador prometido para restabelecer, de modo ainda mais admirável, o plano original do Criador (cf. Ib 3, 8-24).

À insidiosa acção do Maligno não foge o Messias, como narra São Mateus na página evangélica de hoje: «O Espírito conduziu Jesus ao deserto a fim de ser tentado pelo demónio» (Mt 4, 1). No deserto, Ele foi submetido a uma tríplice tentação de satanás, a que, porém, resiste com decisão. Jesus afirma com vigor que não é lícito pôr Deus à prova; não é permitido prestar culto a um outro deus; não se pode decidir por si mesmo o próprio destino. A última referência de cada crente é a Palavra que sai da boca do Senhor.

Nestas breves linhas está delineado o programa do nosso caminho espiritual. Também nós somos chamados a atravessar o deserto de cada dia, enfrentando as tentações que aparecem para nos afastar de Deus. Somos convidados a imitar a atitude do Senhor, que se volta, decisivo, para a obediência à palavra do Pai do céu e, desse modo, restabelece a hierarquia de valores segundo o projecto divino original. […]

«Como pela desobediência de um só, muitos se tornaram pecadores, assim também, pela obediência de um só, muitos se tornaram justos» (Rom 5, 19). Esta consoladora palavra do Apóstolo Paulo aos Romanos conforta-nos no nosso caminho espiritual. No mundo, dominado tantas vezes pelo mal e pelo pecado, resplandece vitoriosa a luz de Cristo. Ele, com a sua paixão e ressurreição venceu o pecado e a morte, abrindo aos crentes as portas da salvação eterna. Eis a encorajadora mensagem que tiramos da liturgia de hoje. Para participar plenamente na vitória de Cristo, é necessário, porém, empenhar-se em mudar, à luz da palavra de Deus, o próprio modo de pensar e de agir. «Ó Senhor, criai em mim um coração puro e renovai no meu interior um espírito recto» (Sl 50, 12). Façamos nossa esta invocação do Salmista. É uma oração muito mais oportuna no tempo da Quaresma. […]

Papa João Paulo II,
na Paróquia Romana de Santo Henrique
17 de Fevereiro de 2002

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário